Vem

Vem, vem, sejas tu quem fores
Não importa se és um infiel, um idólatra
Ou um adorador do fogo,
Vem, a nossa irmandade não é um lugar de desespero,
Vem, mesmo tendo violado o teu juramento cem vezes,
Mesmo assim, vem.

~Rumi


quinta-feira, 26 de abril de 2012

A Força da Fé

O paralítico de Betesda havia 38 anos que não usava os membros. No entanto, Jesus disse-lhe "Levanta-te, toma tua cama e vai ...". O doente podia ter dito: "Senhor se Tu me curares obedecerei à Tua palavra". Mas não, creu que estava curado e esforçou-se imediantamente; decidiu andar e andou. Agiu confiando na palavra de Cristo e Deus lhe concedeu poder. Ficou curado.


Confessas os teus pecados e de coração os abandonaste. Decidiste entregares-te a Deus. Agora vai a ele e pede-Lhe que te lave dos teus pecados e te dê um novo coração. Crê que o fará porque assim prometeu.

Jesus curava as enfermidades das pessoas quando estas tinham fé no Seu poder.

Se crês na promessa (estás curado e purificado) Deus confirma o facto; és curado, exactamente como Cristo deu poder ao paralítico para andar quando o homem creu que estava curado. Assim é, se o crês.

Não esperes sentir que estás curado, mas diz:"Eu creio; assim é, não porque eu o sinto, mas porque Deus o prometeu".

Jesus diz:"Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis". Marcos 11:24

Agora que te entregates a Jesus, não te afastes dEle, mas diz dia a dia: "Eu pertenço a Cristo; eu me entreguei a Ele"; e pede-lhe que te dê Seu Espírito e te guarde pela Sua graça.

"Como, pois, recebeste o Senhor Jesus Cristo, também andai nEle" Colossenses 2:6


vide Tenha Fé


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Olhai os Lírios do Campo

Mateus 6
25[...]Não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento e o corpo mais do que o vestido?
26Olhai para as aves do céu que nem semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós mais valor do que elas?
27Qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
[...]
31Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
[...]
33 Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

A preocupação é um estado de inquietação, desassossego, apreensão, receio. Está intimamente à ansiedade. A palavra vem do latim praeoccupatióne e significa literalmente “ocupação prévia”, i.e., estar ocupada antes de tempo (pré-ocupado). As pessoas preocupadas/ansiosas ocupam-se das coisas antes do tempo. Sofrem por antecipação.Hernandes Dias Lopes diz:”A pessoa ansiosa sofre muitas vezes desnecessariamente, pois sofre por antecedência por um problema que, por vezes, não chega a acontecer. Mesmo que aconteça, sofre duas vezes, sofre antes e sofre depois, quando o problema chega.”

A sociedade dar demasiada importância às coisas materiais não lhe traz mais contentamento nem felicidade. A vida é mais importante do que aquilo que possuímos ou aparentamos. Devemos cultivar a beleza e o valor das coisas realmente importantes.
O homem é o único ser que se inquieta em relação à sua vida. Isto porque quer ser auto-suficiente em vez de depender de Deus. A natureza com a sua biodiversidade animal e vegetal sabe que depender de Deus é o melhor caminho.
Enquanto o homem luta para tirar Deus do seu caminho, ele não fica melhor. E sente-se só uma mistura de químicos e orgânica. O seu valor é rebaixado e não se sente amado.
A preocupação não contribui em nada para a resolução daquilo que nos preocupa. Antes, concentra-nos no problema, em vez de na solução. Extrai-nos energias despendidas em ânsias, em vez de planeamento e ação eficazes.Ou seja, piora a situação. Não traz nenhum valor acrescentado.
A preocupação leva-nos a uma atitude negativa e isso reflete-se no que dizemos.E essas palavras negativas tornam-nos mais negativos, com pensamentos mais negativos, alimentando e multiplicando a preocupação. Se nos concentrarmos em coisas positivas deixamos de alimentar a preocupação.
A verdadeira satisfação da vida está nos relacionamentos, na prática do Amor.E essa felicidade atinge o seu nível máximo quando o homem estabelece um relacionamento pessoal com o seu Criador. Fazer de Deus o centro da vida, elimina do centro os fatores de tensão e ansiedade e substitui-os pela fonte de paz, harmonia, confiança e Amor.
Não persigas as coisas - serás perseguido pela ansiedade.Persegue Deus e encontra-o - serás perseguido por todas as coisas boas.
Tentar viver outros dias mais tira-nos a energia para viver o presente e sobrecarrega-nos com pesos que não conseguimos aguentar. A mente começa a ficar sobrecarregada e o corpo com níveis de stress que levarão à exaustão e à doença. A preocupação rouba-nos o Presente e compromete o próprio futuro que nos preocupa. “Deixe de se preocupar e comece a viver.”

~Adaptado de Vencer a Crise, Superando os dilemas da vida, capítulo 6 Vencer a Crise da Preocupação e da Ansiedade, por Hugo Pinto.

Pesquisar