Mateus 6
25[...]Não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento e o corpo mais do que o vestido?
26Olhai para as aves do céu que nem semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós mais valor do que elas?
27Qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
[...]
31Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
[...]
33 Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
A preocupação é um estado de inquietação, desassossego, apreensão, receio. Está intimamente à ansiedade. A palavra vem do latim praeoccupatióne e significa literalmente “ocupação prévia”, i.e., estar ocupada antes de tempo (pré-ocupado). As pessoas preocupadas/ansiosas ocupam-se das coisas antes do tempo. Sofrem por antecipação.Hernandes Dias Lopes diz:”A pessoa ansiosa sofre muitas vezes desnecessariamente, pois sofre por antecedência por um problema que, por vezes, não chega a acontecer. Mesmo que aconteça, sofre duas vezes, sofre antes e sofre depois, quando o problema chega.”
A sociedade dar demasiada importância às coisas materiais não lhe traz mais contentamento nem felicidade. A vida é mais importante do que aquilo que possuímos ou aparentamos. Devemos cultivar a beleza e o valor das coisas realmente importantes.
O homem é o único ser que se inquieta em relação à sua vida. Isto porque quer ser auto-suficiente em vez de depender de Deus. A natureza com a sua biodiversidade animal e vegetal sabe que depender de Deus é o melhor caminho.
Enquanto o homem luta para tirar Deus do seu caminho, ele não fica melhor. E sente-se só uma mistura de químicos e orgânica. O seu valor é rebaixado e não se sente amado.
A preocupação não contribui em nada para a resolução daquilo que nos preocupa. Antes, concentra-nos no problema, em vez de na solução. Extrai-nos energias despendidas em ânsias, em vez de planeamento e ação eficazes.Ou seja, piora a situação. Não traz nenhum valor acrescentado.
A preocupação leva-nos a uma atitude negativa e isso reflete-se no que dizemos.E essas palavras negativas tornam-nos mais negativos, com pensamentos mais negativos, alimentando e multiplicando a preocupação. Se nos concentrarmos em coisas positivas deixamos de alimentar a preocupação.
A verdadeira satisfação da vida está nos relacionamentos, na prática do Amor.E essa felicidade atinge o seu nível máximo quando o homem estabelece um relacionamento pessoal com o seu Criador. Fazer de Deus o centro da vida, elimina do centro os fatores de tensão e ansiedade e substitui-os pela fonte de paz, harmonia, confiança e Amor.
Não persigas as coisas - serás perseguido pela ansiedade.Persegue Deus e encontra-o - serás perseguido por todas as coisas boas.
Tentar viver outros dias mais tira-nos a energia para viver o presente e sobrecarrega-nos com pesos que não conseguimos aguentar. A mente começa a ficar sobrecarregada e o corpo com níveis de stress que levarão à exaustão e à doença. A preocupação rouba-nos o Presente e compromete o próprio futuro que nos preocupa. “Deixe de se preocupar e comece a viver.”
~Adaptado de Vencer a Crise, Superando os dilemas da vida, capítulo 6 Vencer a Crise da Preocupação e da Ansiedade, por Hugo Pinto.