Como caminhar no mundo de hoje onde a superficialidade, a futilidade e o sentido da nossa verdadeira missão na Terra se vê a todo o momento desafiado e cercado de invejas, violências, incompreensões e ataques gratuitos a nós e aos nossos, vindos não se sabe de onde? – Não existem fórmulas fixas. Mas o perdão é uma grande ferramenta.
- Perdoe. Perdoar a todos quantos nos atingiram, no passado, no agora... E a todos aqueles que porventura ainda nos possam tentar atingir.
Como reagir, em relação a alguém que nos fez ou nos deseja algum mal?
- Perdoe. Mas fique alerta e atento: Não caia na armadilha de retaliar. Evite contaminar-se. Pense na Luz.
Como reagir a palavras ásperas, de indiferença, orgulhos e soberbas?
- Perdoe. Mas, lembre-se que muitas vezes simplesmente nem é preciso reagir. O silêncio fala sempre mais alto. Isto demonstra a sua sabedoria e altura espiritual.
Como reagir a atitudes e desconsiderações, àqueles que nos endereçam olhares, palavras e atitudes de desprezo?
- Perdoe. Nunca foi preciso “entrar na onda” de ninguém. Demonstre a sua autenticidade.
Como gerir situações onde acusações inverídicas sobre a nossa pessoa são, no mínimo, desagradáveis e representam o que sabemos ser uma calúnia, uma inveja?
- Perdoe. Se temos plena consciência do que somos, das nossas virtudes e das nossas verdades, não precisamos provar nada a ninguém. Já sabemos disso. E isto basta.
Como nos purificar de pessoas que simplesmente não sabem o que é educação, respeitar as pessoas e os seres viventes?
- Perdoe. Procure purificar o seu coração de toda e qualquer mágoa, ressentimentos ou rancores. Assim segue pela vida de forma mais leve e permite que novas oportunidades de progresso aconteçam na sua vida.
fonte: pensamentoslucena.blogs.sapo.pt |
Mas, perdoar...
Não significa ter que conviver com o erro. Não significa ter que conviver e manter relacionamentos permissivos, que não nos acrescentam nada e que nos fazem mal. Não significa ter que aturar sempre. Mas enquanto isto não for possível, exercite a sua tolerância, paciência, superioridade e resignação ao que tem que atravessar para superar. Tudo passa.
Perdoar não significa desistir das nossas convicções e verdades. Todos têm as suas necessárias crenças, também as suas convicções, preconceitos não trabalhados, dificuldades... Que, como as nossas, precisam ser toleradas e respeitadas.
Perdoar e emanar amor para quem nos ofende pode ser e é difícil num primeiro momento. Na maior parte das vezes quem grita, quem ataca, quem ofende, está inconscientemente pedindo ajuda, cada grito pode ser um pedido de socorro. Mas lembre-se: Para ajudar é preciso saber e ter condições. E é preciso relembrar que só o amor constrói, que só o amor e a compreensão nos pode libertar da impertinência, da maledicência que podemos tranquilamente evitar.
Mas, para perdoar os outros, as situações...
É preciso, fundamentalmente, não carregarmos nenhuma culpa ou autocomiseração.
Assim, é vital que nos perdoemos a nós mesmos. Que sejamos gentis com nós mesmos. Que nos amemos sempre. Que empurremos para o alto a nossa auto-estima. Que acreditemos em nós mesmos e que possamos sempre dizer-nos: Eu Sou, Eu posso, Eu consigo!
Quem é que nunca erra? É preciso estar consciente que os erros e falhas são instrumentos para a nossa evolução e crescimento pessoal e também colectivo. Mas é preciso consciência e disposição para nos autosuperar e crescer. Para que possamos efectivamente aprender com os nossos erros. Veja! Sempre que errar, não se culpe. Dê suavemente uma pancadinha nas suas costas e diga a si mesmo: “Calma, relaxa. Estás perdoado. Vamos em frente.” E vá sempre disposto e tranquilo. Na Luz, Na fé!
E para perdoar é importante, também, não nos compararmos a ninguém. Cada um é um mundo, um ser original e único, todos são especiais para Deus e para quem os ama. Tal como são ou estão a ser. Cada qual é um ser singular criado pelo nosso Pai Eterno e todos nós, errando e aprendendo, mais cedo ou mais tarde seremos reencaminhados pela própria vida aos benefícios dos nossos acertos.
Portanto:
- Perdoe. E siga em frente confiante.
Mas, sobretudo, utilize a maior força do universo: O Amor.
E que maior demonstração de elevação espiritual tem aquele que ORA pelos seus desafectos? Faça isto constantemente. Verá milagres a acontecer.
O amor, a oração, a tolerância e o desejar o melhor para quem nos tenta atingir ou nos causar sofrimento, é só para aqueles que são mais para si mesmos. Para os fortes, para os guerreiros da Luz. Para aqueles que realmente acreditam em si, no seu próprio potencial e nos seus talentos outorgados por Deus via a nossa própria consciência.
Perdoe! E ande mais leve.
Perdoe! E aconchegue-se com Deus.
Perdoe! E entregue tudo ao nosso Pai-Mãe que está nos Céus e na Terra. E que tudo vê.
Perdoe! E, assim, liberte-se de quaisquer amarras e permitirá que novos e promissores caminhos aconteçam na sua vida.
Perdoe! Perdoe! Perdoe!
E a felicidade e alegria verdadeira fará morada no seu coração!
Ore, Ore sempre. E vigie-se também. Converse naturalmente com Deus.
Ore e sirva. Deus ama-o eternamente e conta consigo! E ele tem mil oportunidades de progresso, prosperidade e sucesso para si, porque, saiba sempre, Deus ama-o muito! E quando se ama, quando se começa a desenvolver e praticar o Amor Incondicional por tudo e por todos, tenha certeza, querido, para si todo o Universo conspira a seu favor. E abrirá as portas do Céu aqui mesmo na Terra rumo ao alcance de todos os seus sonhos e metas. Assim, perdoe, não ligue, seja desembaraçado e com determinação busque com fé os seus objectivos e os melhores caminhos na sua vida!
E Deus sorrir-lhe-á. E os anjos de inspirarão e guardarão sempre. A Vida recompensá-lo-á, quando renovar diariamente a sua disposição de fazer sempre a coisa certa.
VOCÊ TEM MUITAS QUALIDADES! É ESPECIAL PARA DEUS E PARA TODOS AQUELES QUE O AMAM! MIL FELICIDADES!
~Ivanildo Falcão da Gama