Vem

Vem, vem, sejas tu quem fores
Não importa se és um infiel, um idólatra
Ou um adorador do fogo,
Vem, a nossa irmandade não é um lugar de desespero,
Vem, mesmo tendo violado o teu juramento cem vezes,
Mesmo assim, vem.

~Rumi


domingo, 18 de abril de 2010

Jesus, o "parteiro de almas"

Os atributos de Jesus enquanto guia espiritual e "parteiro de almas" encontram-se sintetizados nestas passagem do Alcorão: "Curo o cego e o leproso, ressuscito os mortos com o Consentimento de Deus*. Informo-vos sobre o que comeis e sobre o que escondeis na vossa casa. Há verdadeiramente nisso um Sinal para vós, se fordes crentes." (Alcorão III, 49)

Sob a óptica de um ensinamento espiritual, o cego, o leproso e o morto indicam outras tantas doenças e enfermidades da alma que se encontra, no comum dos homens, separada da Fonte divina. A lepra, que é uma doença contagiosa, indica que um homem com uma alma doente, corre o risco de contaminar os que o rodeiam devido às suas opiniões e aos seus actos que não são fruto de um pleno Conhecimento de si.
Jesus indica também que desvenda o que se come, isto é, a composição do nosso "alimento espiritual". Vê através de cada um dos seus discípulos a forma como a sua alma "se alimenta" e nomeadamente as ambições (ligações a bens deste mundo, procura do poder, desejo de agradar e de seduzir...) que impedem a alma de se elevar para a sua Natureza primordial. O guia espiritual é igualmente aquele que escrutina o fundo do nosso ser e aí encontra os nossos "vícios" mais escondidos, os que reprimimos e são, como dizem todos os sufis, semelhantes a uma "formiga preta em cima de uma pedra preta numa noite escura".


*Vide igualmente Lucas VII, 22-23: "Ide contar o que haveis visto e ouvido: os cegos recuperam a vista, os coxos caminham a direito, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a boa-nova é anunciada aos pobres, e feliz aquele que não cair graças a mim."


in Jesus na Tradição Sufi de Faouzi Skali

Pesquisar