Vem

Vem, vem, sejas tu quem fores
Não importa se és um infiel, um idólatra
Ou um adorador do fogo,
Vem, a nossa irmandade não é um lugar de desespero,
Vem, mesmo tendo violado o teu juramento cem vezes,
Mesmo assim, vem.

~Rumi


quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Dêem-lhes vocês algo para comer, desde a casa de Arão



Numa casa de doidos onde não se reconhece o próprio pão, é servido o pão da inveja.

Ao fiel é servido o pão santo «Effathá».


Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar
e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele.

Jesus, afastando-Se com ele da multidão,
meteu-lhe os dedos nos ouvidos
e com saliva tocou-lhe a língua.
Depois, erguendo os olhos ao Céu,
suspirou e disse-lhe:
«Effathá», que quer dizer «Abre-te».

Imediatamente se abriram os ouvidos do homem,
soltou-se-lhe a prisão da língua
e começou a falar correctamente.
~Mc 7,31-37


Quando estavam sozinhos, Jesus colocou os dedos nos ouvidos do surdo-mudo e com sua saliva tocou a língua. Este gesto lembra a encarnação. O Filho de Deus é um homem inserido na realidade humana: ele tornou-se um homem, portanto, ele pode entender a condição dolorosa de outro homem e intervém com um gesto no qual a sua própria humanidade está envolvida. Ao mesmo tempo, Jesus quer deixar claro que o milagre acontece por causa de sua união com o Pai: para isso, ele olhou para o céu. Então, ele suspirou e pronunciou a palavra decisiva: Effatà, que significa "abrir". E imediatamente o homem foi curado: os seus ouvidos abriram-se, a sua língua soltou-se. A cura era para ele uma "abertura" para os outros e para o mundo.
~Papa Francisco, Angelus, Domingo, 9 de Setembro de 2018


A sós com o surdo-mudo, Jesus realiza gestos significativos: mete-lhe os dedos nos ouvidos, faz saliva e toca-lhe com ela a língua (vers. 33). Tocar com o dedo significava transmitir poder; a saliva transmitia, pensava-se, a própria força ou energia vital (equivale ao sopro de Deus que transformou o barro inerte do primeiro homem num ser dotado de vida divina – cf. Gn 2,7). Assim, Jesus transmitiu ao surdo-mudo a sua própria energia vital, dotando-o da capacidade de ser um Homem Novo, aberto à comunhão com Deus e à relação com os outros homens.


É precisamente o Coração que Jesus veio "abrir", libertar, para nos permitir viver plenamente o relacionamento com Deus e com os outros.


vide Tema do 23º Domingo do Tempo Comum

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Oração pelas Almas do Purgatório


Meu Deus e Senhor, pela Vossa infinita misericórdia, rezo e peço pelas almas do Purgatório, pelo perdão dos seus pecados, alívio das suas penas e dai aos pecadores a graça do arrependimento, para que possam contemplar a luz do Vosso rosto e chegar à bem-aventurança eterna, Vo-lo pedimos por intercessão do Vosso Filho Unigénito Jesus Cristo e da gloriosa sempre Virgem Maria, Consoladora dos aflitos.
Amém

Pais Nosso, Ave-Maria, Glória

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

«Eis que faço novas todas as coisas»


O Amor muda tudo
Ele torna maravilhoso mesmo aquilo que sem amor parece insignificante

Se desejas crescer espiritualmente deves amar muito
Também os caminhos dolorosos são caminhos que levam ao crescimento espiritual


Sê jardim das flores mais belas


Queridos filhos, as minhas palavras são simples, porém estão cheias de amor materno e de preocupação. Filhos meus, sobre vós está aumentando sempre mais as sombras das trevas e do engano, mas eu vos chamo para a luz e a verdade: eu vos convido para meu filho. Só Ele pode transformar desespero e sofrimento em paz e serenidade. Só Ele pode dar esperança na dor mais profunda. Meu filho é a vida do mundo: quanto mais O conhecerdes tanto mais vos aproximareis d’Ele! tanto mais O amareis, porque meu Filho é amor e o amor muda tudo. Ele torna maravilhoso mesmo aquilo que sem amor parece insignificante. Por isso, vos digo de novo que se desejais crescer espiritualmente deveis amar muito. Eu sei, apóstolos do meu amor, que nem sempre é fácil, mas, filhos meus, também os caminhos dolorosos são caminhos que levam ao crescimento espiritual, à fé e a meu Filho. Meus filhos, rezai e pensai no meu Filho. Durante todos os momentos do dia elevai a vossa alma para Ele e eu vou recolher as vossas orações como flores do jardim mais belo e as oferecerei a meu Filho. Sede verdadeiramente apóstolos do meu amor e difundi para todos o amor de meu Filho, sede jardins com as flores mais belas. Com a oração ajudai os vossos pastores para que eles possam ser pais espirituais cheios de amor por todos os homens. Eu vos agradeço
~Rainha da Paz, 02 de Setembro de 2018




vide Na Libertação, O Coração é a Porta, o Coração é a Chave, Estado de Espírito de Oração, Oração e Elevação de Consciência

Pesquisar