Vem

Vem, vem, sejas tu quem fores
Não importa se és um infiel, um idólatra
Ou um adorador do fogo,
Vem, a nossa irmandade não é um lugar de desespero,
Vem, mesmo tendo violado o teu juramento cem vezes,
Mesmo assim, vem.

~Rumi


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estado de Espírito de Oração


Encorajai-vos uns aos outros à oração com o coração e cada dia sereis testemunhas em servir a Deus em adoração e ao seu próximo necessitado.
~Rainha da Paz





Só quando os nossos corações se dirigem a Deus é que as nossas orações se tornam uma verdadeira oração. Uma oração, que é um apelo dos nossos corações a Deus, deve ser invocada e fortalecida; deve ser criado um espírito de intercessão dentro de nós.

A primeira maneira de fazer isto é orar através da leitura ou da escuta de orações escritas nos livros de oração. Leia o livro de oração ou ouça a sua leitura com muita atenção e isso incitará e fortalecerá o seu coração na sua ascensão a Deus, o que significa que terá alcançado o espírito de oração.

Para transformar as sua intercessões num modo efectivo de alimentar uma oração, deve fazer-se a oração de tal modo que tanto a sua mente como o seu coração percebam o conteúdo.

Eis aqui os três modos mais simples de o alcançar:
  • Não inicie uma oração sem se preparar adequadamente para ela.
  • Diga as orações com sentimento e atenção, nunca de maneira casual.
  • Após completar a sua oração, não se apresse em retomar as suas actividades diárias.

Preparação para orar
Antes de iniciar uma oração, não importa onde, fique de pé ou sentado por algum tempo e tente tornar a sua mente sóbria, retirando-lhe todo o trabalho e preocupações irrelevantes. Depois pense sobre Quem é Aquele a Quem se está a dirigir na oração, e quem você é ao orar a Ele; invoque a postura apropriada de humildade e temor reverente a Deus. Esse é o começo de uma oração.

A oração em si mesma
Uma vez preparado, faça o sinal da Cruz ou uma reverência, conforme a religião, e comece a rezar da maneira de sempre. Diga a oração sem pressa, discernindo cada palavra e trazendo-­a para perto do seu coração. Por outras palavras, deve assimilar o que está a ler e senti-lo. Por exemplo, ao ler "Limpa-­me de toda a impureza", deve sentir o quanto é impuro; deseje a purificação e peça-a ao Senhor crendo que a terá. Ao dizer "Seja feita a Tua vontade", entregue o seu destino ao Senhor completamente e de todo o coração, estando pronto para aceitar com alegria o que quer que Ele lhe mande. Quando ler "Perdoa-­nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido", a sua alma deve perdoar a todos aqueles que o ofenderam.

O que fazer após a oração
Após terminar a sua oração, não se apresse em retornar aos seus afazeres usuais, mas, com calma, pense ao menos por algum tempo sobre o que sentiu e sobre qual o seu dever para com isso. Gozar da doçura da oração é na verdade o objectivo de dizer as orações, aquilo que traz o espírito da oração.

O segundo modo de ensinar a sua alma a voltar-se para Deus baseia-­se em devotar cada acto, pequeno ou grande, à glória de Deus. Pois, se segundo o mandamento do Apóstolo (1 Cor. 10:31), criarmos para nós a regra de fazer tudo, até mesmo comer e beber, para a glória de Deus, então, não importa o que fazemos, fazemo-lo para Deus. Isto é vida de oração.

O terceiro modo de ensinar as nossas almas a orar é dirigindo-nos a Deus com frequência desde os nossos corações, dizendo petições curtas sobre as necessidades da nossa alma e das coisas que estamos a fazer no momento. Por exemplo, "Graças te dou, Senhor", "Ajuda-me, Senhor, que pereço", "Guia-me no Teu caminho, Senhor", "Ó Deus meu Pai ajuda-me; ó Senhor meu mestre, concede-me o teu auxílio".


Em resumo, há três procedimentos que nos levam ao espírito de oração:
  • Dedicar algum tempo a pensar sobre as coisas Divinas.
  • Fazer tudo dedicando­-o à glória de Deus.
  • Dirigir­-se a Deus com frequência através de invocações curtas.

Estas são as maneiras mais eficientes de aprender uma oração inteligente e vinda do coração. Aqueles que o praticarem, em breve dominarão a arte de ascender a Deus nos seus corações. Assim, a alma começará a adentrar a esfera do Sublime que lhe é tão inerente ­através do coração e dos pensamentos nesta vida.





fonte: www.obradoespiritosanto.com

Pesquisar