Vem

Vem, vem, sejas tu quem fores
Não importa se és um infiel, um idólatra
Ou um adorador do fogo,
Vem, a nossa irmandade não é um lugar de desespero,
Vem, mesmo tendo violado o teu juramento cem vezes,
Mesmo assim, vem.

~Rumi


quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Caminho do Amor

Nader Angha, Pir, Oveyssi, ensina que: "O verdadeiro amor existe dentro da Alma, não do corpo físico." "Amor e Espírito contam como um, depois vêm corpo e mente."

A epítome do amor é quando a alma renuncia o amor deste mundo e está em união com o Divino Amado.


Há três níveis de amor:
  • comum,
  • espiritual,
  • divino.



O nível comum é o nível da vida quotidiana, de sexualidade, de amizades, de atracções. Inclui o que gostamos, apegos materiais da vida quotidiana, e até comportamentos biológicos como a união de cromossomas. Hazrat Mir Ghotbeddin descreveu como as pessoas de hoje confudem paixão sexual, sexualidade sensual, com a suprema e verdadeira forma do amor, quando, na verdade, estes são uma forma inferior, que tem como base o desejo carnal. É um véu mundano cobrindo a verdade da alma do amor. Na sua preocupação com a sexualidade física, as pessoas têm falhado em discernir as qualidades divinas.

O lado espiritual é aquele que existe entre os professores espirituais e os seus alunos, entre mestres e seguidores. Jesus diz-nos em João 14: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada."

O divino, ou nível superior, é o dos profetas santos em relação à grande, infinita Existência.

Para aqueles que são governados pelo poder do amor espiritual, ou seja, que estão aniquilados no amor, o destino do céu está dentro de si. O amor comporta-se em consonância. Para o amante, o desejo do Amado torna-se o desejo dele. Não há "eu", há apenas a eterna e infinita Presença do Amado. As inúmeras tentações do mundo material que distanciam do Amado devem ser superadas. Não há palavras que possam expressar a profundidade ou esplendor de tal amor - a nossa experiência dos níveis inferiores do amor dá-nos apenas um relance da beleza desse amor requintado e sublime

in A Ciência da Alma segundo Sufi Psycholoy Association

Pesquisar